Mens sana in corpore sano

Os processadores dos computadores são acoplados por um dissipador metálico. O processador é um componente inteligente, que realiza milhares de cálculos e operações. O dissipador não faz coisas complexas, mas oferece uma estrutura resiliente para dissipar o calor gerado pelo processador. Da mesma forma acontece com nosso corpo e mente.

Tudo que acontece em nosso plano mental tem consequências em nosso corpo físico. A postura corporal de uma pessoa depressiva é visivelmente diferente de uma pessoa de mente sã. A citação latina Mens sana in corpore sano (Mente sã num corpo são) resume bem essa ideia. Diversas vertentes defendem que um sem número de doenças físicas das mais leves às mais severas têm causas em desequilíbrios mentais (aftas, dores de cabeça, problemas estomacais, entre outros tantos). Pesquisas têm demonstrado que pessoas com a mente equilibrada possuem um sistema imunológico bem mais resistente a doenças.

Devemos prestar atenção ao nosso corpo e ao que ele quer nos dizer, pois este nos dá diversos sinais de problemas no campo mental a serem corrigidos. Pernas balançando, espasmos musculares, dores nas costas: muitos são lembretes de que devemos desacelerar e dar um espaço para a nossa cabeça.

Rituais

Encontrar um espaço para si mesmo em meio à nossa rotina atribulada tem sido um desafio para todos. Algumas pessoas desenvolveram rituais pessoais que ajudam a reservar um momento do dia, dentro do espaço de tempo disponível, para dedicar-se a si mesmo com atividades revigorantes.

Por exemplo, você pode desenvolver um ritual matinal, onde acorda um pouco mais cedo, usando esse tempo para meditar, tomar um café sem pressa, ler um livro, etc. Faça tudo com atenção plena, diminuindo a atividade mental. Deixe o celular de lado, esses aparelhos oferecem muitos estímulos visuais e uma torrente de informações que consequentemente são dissipados como energias em seu corpo físico e mental. Use esse tempo para você, sem culpa.

Cuidar da mente é cuidar do corpo. Às vezes nos enchemos de tarefas, muitas apenas para distrair a cabeça e fugir de nós mesmos. Porém, tirar um tempo para cuidar da sua mente é o melhor presente que você pode dar a todos à sua volta, pois é a melhor forma de você ficar mais centrado e dar o melhor de você para as pessoas que você ama. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *