Não se identifique com seus pensamentos

Você não controla o conteúdo da sua mente. Duvida? Cumpra este simples comando: não pense num elefante branco.

Não deu né? Tudo bem. O conteúdo da sua mente não é uma escolha sua. Mas a forma como você utiliza sua consciência para dissolver e conhecer seus pensamentos pode ser treinada com a meditação.

Imagine uma pessoa, pode ser alguém que você conhece, que defende uma opinião qualquer, como uma ideologia. Imagine que você escuta ela falar e depois, respeitosamente diz: “Entendo sua opinião, mas acredito que não seja assim por causa disto e disto”. Para algumas pessoas, isso pode significar um ultraje. Ela se empenha com tudo que tem para defender sua posição. Para alguns, é como se, caso aquela ideologia morresse, ele morreria também. Acredito que isso acontece porque a pessoa está muito identificada com os seus pensamentos.

Mas até que ponto aqueles pensamentos são mesmo dela? Nós todos, de alguma forma, não estamos sempre replicando opiniões que ouvimos? Até que ponto essa identificação é saudável?

Conheça a sua mente.

 

7 respostas a “Não se identifique com seus pensamentos”

  1. dizem que se tu se identificar com teu pensamento tu acaba vivendo fora do agora, pois o pensamento retoma o passado e projeta o futuro, o que causa ansiedade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *