Meditação e a vida mais centrada

A prática do mindfulness realmente nos deixa mais centrados. É possível, através da meditação da atenção plena, acessar uma área de quietude e paz que está dentro de nós. Perceba que não estou me referindo a religiões ou crenças aqui, mas de uma prática empírica que pode ser testada por você no laboratório da sua vida.

Por exemplo, quando uma pessoa dá excessiva importância para fatores externos, como status, carreira e dinheiro,  acaba vinculando sua tranquilidade a esses elementos. Entretanto, fatores externos nunca estão 100% dentro de nosso controle. Através da meditação, experienciamos transcender o nosso “self” interior, ou seja, vemos além de nós mesmos. Esse insight acalma nossa mente, e nos permite acessar uma região de quietude e tranquilidade dentro de nós.  Consequentemente, ficamos mais calmos e focados, com capacidade de tomar melhores decisões.

Evidentemente que esses benefícios aparecem gradualmente. Traços permanentes são mais alcançados por meditadores de longa data, embora com apenas 8 semanas de prática diária já sintamos os primeiros efeitos. Esse treinamento mental nos torna menos perturbável diante dos desafios da vida. Ficamos com menos necessidade de tentar controlar coisas externas

Os benefícios da prática estão sendo comprovados cientificamente, como mostra brilhantemente o livro Ciência da Meditação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *